Friday, August 18, 2006


APRESENTAÇÃO

O “PROJETO REVIVER”, da Associação Cultural Teatro Cultura que, há 10 anos, realiza ações de resgate e preservação da memória histórica cultural do povo brasileiro, desenvolve 3 ações centrais (ligadas à arte, à cultura e à arte-educação), além de resgatar memória e identidade cultural, sensibilizando a sociedade, de uma maneira geral, para o exercício consciente de cidadania, tendo como foco central a preservação da história e da cultura brasileira, através do convívio co-reponsável com o Patrimônio Histórico Cultural da cidade de Curitiba (Centro Histórico).

O Projeto irá trabalha prioritariamente com jovens de Curitiba e Região Metropolitana, pertencentes a comunidades com baixos índices de IDH, estudantes da rede pública de ensino, freqüentadores do entorno do Teatro Cultura (Praça Garibaldi e Centro Histórico), e, educadores da rede pública de ensino (agentes multiplicadores potenciais). Oferecendo aos participantes do Projeto, através do convívio direto com o patrimônio histórico-cultural, o resgate da identidade cultural e auto-estima, desenvolvimento de um ofício ligado as artes como meio de subsistência ou como agente multiplicador; e, à cidade de Curitiba a valorização e conseqüente resgate, preservação e perpetuação da memória e do patrimônio histórico propriamente dito.



O PROJETO SE DESENVOLVE EM TRÊS FOPCOS DE AÇÃO DISTINTOS

1. OFICINAS DE ARTE E EDUCAÇÃO (PRESENCIAIS E À DISTÂNCIA)

· PRESENCIAIS

Permanentes
· 5 diferentes oficinas de arte
Música
Teatro
Técnica de som e luz
Leitura: Compreensão e criação de textos
Artesanato: figurinos, adereços e objetos à partir do material reciclável

· 5 meses de duração
· 30 bolsas de estudo por oficina - total: 150 bolsas
· Prioritárias para jovens da rede pública de ensino, bem como de comunidades com baixos índices de IDH
· Objetivo de encaminhamento profissional em ofícios ligados às artes, conhecimento do patrimônio imaterial, bem como resgate de identidade cultural e auto-estima.

· Sazonais
Comunidade em Geral
· Teatro de Rua
· 30 vagas por oficina realizada
· 5 Oficinas realizadas
· Oficinas vivenciais com 1 dia de duração cada
· Total: 120 participantes
· Voltadas a sensibilização da sociedade como um todo para com o exercício de cidadania

· À DISTÂNCIA
Todo território brasileiro
1 oficina de arte
Literatura dramática: Compreensão e criação de textos
Artesanato: cenários, figurinos, adereços e objetos à partir do material reciclável ( sucata )

· 5 meses de duração cada
· Número irrestrito de vagas
· Oferecidas a escolas da rede pública de ensino, projetos sociais e culturais, etc, em todo Brasil

· Formação de um Banco de Textos
· SITE + fórum aberto de discussão de ações ligadas ao resgate do patrimônio imaterial e histórico-cultural brasileiro

NOS DIAS DAS OFICINAS, É FORNECIDO TRANSPORTE, PELA PRODUÇÃO DO PROJETO, AOS PARTICIPANTES DAS MESMAS (RESIDENTES EM COMUNIDADES DISTANCIADAS).

SÃO FORNECIDOS LANCHES A TODOS OS PARTICIPANTES DAS OFICINAS.

2. ÁUDIO-VISUAL

DOCUMENTÁRIO

Realização de um documentário a partir do resultado das oficinas, gerando e distribuindo imagens da interação com as comunidades, como prova cabal de que esta é viável, e traz resultados mensuráveis. O documentário aborda as origens da Cidade de Curitiba, seu povo, sua cultura, suas origens, peculiaridades, o Setor Histórico de Curitiba, as transformações sociais ocorridas à partir do contato direto e co-responsável com a memória histórico-cultural, o bem cultural, o patrimônio, bem como a arte e a cultura; e é realizado através do protagonismo dos participantes em todas as fases de produção (roteirização, captação de imagens, sonorização e edição).

O filme será distribuído a Mostras e Festivais nacionais e internacionais, bem como a entidades do 3º setor interessadas na discussão do tema. Cópias serão viabilizadas ao patrocinador.

O documentário serve também de instrumento de avaliação dos resultados do Projeto como um todo, além de acervo para memória da cultura imaterial do povo curitibano e será distribuído a todo Brasil e fora de seu território.


3. ARTES INTEGRADAS

ESPETÁCULO MULTICULTURAL

Espetáculo multicultural, contando a história do Centro Histórico da Cidade de Curitiba, produzido à partir das oficinas realizadas. Os participantes serão protagonistas em todas as fases de construção: Criação de texto, atores, musica, confecção de cenários e figurinos, operação de som e luz, etc). O espetáculo fica em cartaz durante 1 mês no Teatro Cultura (auditório administrado pela Associação Cultural Teatro Cultura, localizado no Centro Histórico – Praça Garibaldi, com total infra-estrutura de som e iluminação, bem como para recebimento de público). O ingresso das apresentações é alimento não perecível revertido às próprias comunidades participantes do Projeto. Estima-se arrecadar e distribuir 4 toneladas de alimentos (4.000 espectadores).
CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL DE CURITIBA


Conjunto das mais antigas edificações da cidade (Casa Romário Martins, do século XVIII e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de 1737, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, a Società Giuseppe Garibaldi, a Igreja do Rosário além de exemplares arquitetônicos de inspiração alemã, datados da segunda metade do século XIX) o “CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL DE CURITIBA” é potencial catalizador de ações culturais, artísticas e de encontro com a memória e identidade cultural da população de Curitiba.